PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Praxe

Olá meninas!

Como muitas de vocês devem saber, este ano vou entrar para a faculdade e, naturalmente, vou ser caloira.

Assim sendo, para além de muitos outros assuntos, estou com dúvida se devo ou não participar na praxe... Não tenho nada contra e gosto de me divertir mas não quero ser deslocada do que realmente quero fazer (estudar) e também já ouvi tantas histórias de praxes terríveis... E também nunca fui pessoa para seguir o rebanho...



O que acham? Vocês foram praxadas? Como correu?

P.S. Para as curiosas , vou entrar no Porto e o resto depois conto ;)

Beijocas,
Rita

9 comentários:

  1. Olá querida :)
    A praxe normalmente é fora das aulas não tens de as faltar e gerindo bem o tempo consegues te divertir e estudar ;)
    Além disso a praxe é muio importante pk os teus veteranos te vao ajudar a te integrares na universdade, dizerem onde estão as coisas tds, os locais perigosos da cidade entre outras coisas. Além disso tb te podem ajudar nos estudos, arranjando-te apontamentos deles e tudo :)

    Beijinhos**
    Espero ter te dado umas ideias melhores ;)
    **

    ResponderEliminar
  2. Eu fui à praxe e gostei da vida de caloiro, agr se te descuidas do principio de estudar já é ctg, tens de por os teus limites :).
    Que faculdade vais d Porto?

    ResponderEliminar
  3. Eu não sei para que faculdade vais estudar, mas antes de aderires à praxe aconselhava-te a informares-te do tipo de praxe que fazem, porque a maioria é mesmo disparatada e humilhante.

    Eu nunca participei em qualquer actividade académica durante a faculdade e não me senti deslocada, nem posta de parte, nem nada dessas tretas. Felizmente as nossas escolas não são como pintam as americanas nos filmes. Nunca vi esse tipo de discriminação a acontecer, nem onde eu estudei nem onde outros amigos estudaram.

    Ninguém quer saber, acredita. Eu acho que a praxe é um rebaixamento imenso 90% das vezes actualmente, mas ainda sei de um ou outro sítio em que realmente fazem actividades de inserção e ambientação ao caloiro, sobretudo se estiverem deslocados de casa, não sei se é esse o teu caso.

    Mas resumindo, o meu conselho é informares-te sobre o tipo de praxe da tua faculdade (inclusivé do teu curso, na minha variava entre departamentos) e decidires então se é algo que te vai fazer sentir humilhada ou não. E acreditares que ninguém te vai pôr de lado se não quiseres aderir a isso ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita!
    É normal que tenhas algum receio e que estejas ansiosa em relação à Praxe. Vou contar-te a minha opinião, baseada no que acontece na minha faculdade. Primeiro que tudo, tu não fazes nada que não queiras ou que aches que é uma falta de respeito. Depois, eu acho que deves pelo menos ver que tal é. Na minha faculdade a Praxe é soft e divertida, e conheces imensa gente por causa das actividades organizadas. Não é por ires à Praxe que vais deixar de seguir o teu propósito: estudar. Como deves saber estou em Medicina e não é por estar num curso difícil que as pessoas chumbam por ir à Praxe ;) Eu gostei muito (e gosto) da Praxe e não dispenso dar um pulinho à faculdade para receber os caloirinhos que caem de paraquedas num local que não conhecem. O que é importante é ir de espírito aberto e não ter vergonha. Eu acho que é algo que faz parte desta nova fase da tua vida e que perderás momentos muito divertidos se não deres pelo menos uma hipótese. E não ligues àquelas coisas "Ah, se não vieres não vais ter amigos, e não vais ser integrada e não sei quê". Isso são tangas. Mas lá que conheces muita gente e que passas momentos divertidos por causa da Praxe, isso passas ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Eu aho que devias ir. a praxe é das coisas que faz mesmo parte da vida academica e se aind apor cima vais entrar na Universidade do Porto aconselho te mesmo pois ha imensa tradição! Fiz grandes amigos na praxe e posso te dizer que os melhores momentos que retenho da faculdade (pelo menos de quando andei em Letras) são mesmo os da praxe!

    Enjoy! ninguem te obriga a fazer nada que nao queiras! Dura Praxis Sed Praxis!

    ResponderEliminar
  6. Eu fui praxada e também ia em pânico, mas acabou por correr muitíssimo bem!
    Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Em Évora as praxes duram 1 mês e meio.. todos os dias.. digamos que as regras são rigidas...mas posso garantir que foi das melhores coisas que fiz na Universidade.
    Fui praxada e praxei.
    Gostei e se pudesse fazia de novo.
    XOXO

    ResponderEliminar
  8. Uma das coisas boas da universidade é o espirito académico e isso inclui as praxes :) eu fui praxada e gostei imenso, aconselho-te a participares pois a universidade são apenas uns anos da tua vida e só és caloira uma vez, é uma experiencia nova e única. É claro que se não gostares e optares por não participar não vais ser posta de parte nem nada disso, vais conhecer pessoas na mesma e fazer amigos por isso fica tranquila :)

    ResponderEliminar
  9. Honestamente, acho que em grande parte depende de ti!
    Fui praxada duas vezes, em Psicologia e Fisioterapia (pois mudei de curso) e alinhei com o que gostei. Foi bom, deu para conhecer pessoas de outros cursos e até a própria cidade que não era a minha.
    Quando a brincadeiras menos simpáticas, simplesmente disse que não e discretamente fui-me embora, sem alarido.
    Se o espirito académico foi a tua onda, tudo bem, se não, não és obrigada a nada!

    ResponderEliminar

Comenta por favor (: